Aline Sparremberger Psicóloga na Zona Sul e Praia de Belas em Porto Alegre .

Ladrões de energia

Nem sempre o mal do corpo é causado por uma doença. Situações cotidianas de estresse, como atrasar o pagamento das contas ou dormir num ambiente barulhento, podem afetar a saúde emocional e ocasionar reflexos na parte física.

Tensões fazem parte do dia a dia. Mas, quando esses desgastes ocorrem de forma repetitiva e trazem sofrimento a si e às pessoas próximas, podem acarretar uma desordem emocional.

O cérebro evoluiu para dar atenção às experiências negativas, pois as compreende como possíveis ameaças. O gasto excessivo de energia, preocupando-se com o que está pendente cria ambiente interno de insegurança.

Uma forma de detectar como os problemas estão lhe afetando é perceber se passa mais tempo do dia estressado ou triste. Se (os problemas) estão afetando suas relações, fazendo com que você não se reconheça como antes, está na hora de procurar uma ajuda.

Importante refletir e saber dizer NÃO: que ganho eu tenho dizendo sempre sim? O que de fato é prioridade para mim?

Tire um tempo e dê micro passos em busca de uma maior estabilidade, para isso é fundamental saber quando parar e quando agir no momento adequado. Permitimos assim que se criem estados de ansiedade e tristeza que nos bloqueiam de nos tornar a nossa melhor versão.

Entender estes sentimentos e o seu “porquê”, nos permite melhorar nossa existência e, com o tempo, perceber que tomamos a decisão certa.

Confira o post completo em: https://www.instagram.com/p/CRZdo0_nZbJ/