O que não resolvemos internamente na nossa mente, pode vir a se apresentar em sintomas no corpo. Este princípio e conhecido como Psicossomática.
Nossa emoções e sentimentos são pilares importantes da nossa saúde. Traumas e processos emocionais mal resolvidos, podem gerar dores e sofrimentos físicos.
Alegria, tristeza, raiva, medo. Todos os dias, a nossa mente e o nosso corpo passam por diversas emoções que impactam a qualidade da saúde do organismo.
Diferentemente do sentimento, que é orientado para o nosso interior (processo íntimo/ privado), a emoção é relacionada ao exterior, ou seja, se manifesta para fora.
Experiências de dor e tristeza levam ao autoconhecimento, ao crescimento e a mudanças de comportamento. Contudo, algumas emoções podem impedir a vivência de determinadas situações, paralisando o indivíduo, provocando fuga ou negação.
Mas, afinal, como as emoções impactam a saúde física?
A expressão/ externalização das emoções tem sido repetidamente associada à melhor elaboração de eventos mobilizastes e melhor saúde emocional e física.
Da mesma forma que outras emoções, repercutem em reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, associadas a emoções.
O momento de buscar tratamento psicológico consiste no reconhecimento da vivência de uma fragilidade ou sofrimento emocional, no desejo em mudar comportamentos ou aspectos da vida e até mesmo como forma de autoconhecimento.