Aline Sparremberger Psicóloga na Zona Sul e Praia de Belas em Porto Alegre .

Como anda meu relacionamento comigo mesmo?

Podemos considerar um relacionamento saudável como aquele que possui equilíbrio entre o dar e o receber. Existe maior igualdade aos envolvidos, sentida como aquele tipo de relação em que há respeito, autonomia, afeto, atenção e liberdade em doses harmônicas.

Falar de saúde das relações vai muito além dos estados de enamoramento. Envolve relacionamento entre pais e filhos, por exemplo, em que idealmente conteria o respeito, diálogo e admiração de cada um para ser validante do EU.

Seja entre amigos, familiares ou casais, uma relação saudável é aquela em que ambos permanecem satisfeitos e genuínos apesar de suas diferenças.

Além disso, deve existir a liberdade de cada envolvido em dizer e expressar o que sente, sem medo de ser julgado. Por isso, o constante diálogo e a comunicação aberta são algumas das características mais presentes em relações saudáveis.

É necessário compreender que estamos nos referindo ao estilo de apego saudável e, por isso, a estrutura desta relação envolve confiança e limites saudáveis.

Pensando nisso, como anda a qualidade do relacionamento que você tem consigo mesmo?

Sabia que a maneira como você se cuida, interfere e muito no nível da sua autoestima, na sua relação interpessoal e consequentemente nos relacionamentos.

Faça as pazes com você, faça as pazes com a sua história. Será o primeiro passo, para a construção de laços valiosos no futuro.

Seja seu(a) amigo(a), trate-se com compaixão. Se elogie sempre que possível, cada pessoa possui habilidades únicas, reforce positivamente as suas competências! Se existe uma pessoa que tem a capacidade de alterar a qualidade do seu dia, esta pessoa é VOCÊ!

Será que é possível crescer pessoalmente e profissionalmente se estiver em guerra com você mesmo? Ainda que você alcance os patamares do sucesso, seu grau de felicidade consigo mesmo não será completo. Portanto autoconhecimento é fundamental para uma vida plena e satisfatória. A sua melhor versão pode ser a que você começará a construir hoje, é possível se transformar, se reinventar.